terça-feira, 30 de agosto de 2011

Prós e Contras dos tipos de depilação disponíveis no Brasil

Depilação com Lâmina

Dicas de DepilaçãoÉ a popular gilete. Corta a parte mais superficial do pêlo, apenas.
Prós: Fácil, rápido, barato, indolor.
Contras: Precisa ser feita com muita freqüência, já que é apenas superficial. Precisa haver cuidado para não ocorrerem cortes na pele. Também pode causar alergias, irritação e até foliculite. Não deve ser usada no rosto.
Creme depilatório
É um creme que dissolve os pêlos. Depois de aplicar o creme, você passa uma espátula sobre a pele e o retira e pronto, está depilada.
Prós: Fácil de aplicar, pode ser feito em casa, indolor.
Contras: Cheiro não muito agradável (o que pode ser resolvido com a versão perfumada). Pode causar alergia.
Aparelhos elétricos de depilação
Existem alguns tipos de aparelhos elétricos de depilação. Alguns se parecem com um aparelho de barbear normal; outros têm dispositivos internos que enrolam e puxam o pêlo, arrancando-o. O terceiro tipo é o roll-on, que parece os aparelhinhos usados em salão.
Prós: Rápido de usar, agride menos a pele em comparação com a lâmina comum.
Contras: Caro
Depilação com Cera fria
Espalha-se a cera sobre uma lâmina de celofane e colada na área a ser depilada. Depois, puxa-se a lâmina, com força, para arrancar os pêlos.
Prós: Bom pra quem é sensível ao calor. Pode ser aplicada em casa.
Contras: Dói mais que a cera quente, por não ter calor para abrir os poros. Resseca a pele  é um dos métodos mais agressivos. Pode provocar foliculite. Os pêlos precisam estar longos.
Depilação com Cera quente
Este método dói menos do que a cera fria, porque a temperatura alta da cera ajuda a fazer com que os poros se expandam  e a depilação seja mais fácil. A cera quente pode ter em sua composição agentes hidratantes ou relaxantes (mel, algas etc.), o que auxilia a evitar reações desagradáveis.
Prós: O calor ajuda a abrir os poros, provocando menos dor do que a cera fria. Os pêlos, enfraquecidos, tendem a diminuir com a freqüência das sessões.
Contras: Dói. Pode queimar a pele, ou escurecê-la. Os pêlos precisam estar longos.

Depilação com linha (iraquiana, chinesa, egípcia)
Depilação com linha Também chamada de depilação a fio, porque arranca os pêlos fio a fio, utilizando-se uma linha de seda ou de algodão.
Prós: Não existe química envolvida. Pode ser feita no rosto.Não existe contra-indicação, porque não existe química envolvida, afina os pelos diminuindo-os progressivamente, promove pequena drenagem no local, pode ser utilizada pra quem está tratando a pele com acidos, não agride nem mancha e não causa flacidez na pele.Contra: dolorida
Depilação definitiva
Existem alguns tipos, mas aqui vamos tratar do laser, o método mais popular.
Prós: É definitivo. O laser pode ser aplicado em qualquer área do corpo. Contras: Tratamento caro e doloroso. Peles morenas e pêlos claros exigem um equipamento específico. São necessárias cerca de seis sessões para o tratamento ser completo. Se a intensidade do aparelho não for bem regulada, corre-se o risco de haver queimaduras de segundo grau.
Depilação com Pinça
É o método campeão para pequenas áreas, como a sobrancelha.
Prós: Ideal para áreas pequenas (como sobrancelha), pode ser feito em casa.
Contras: Doloroso, trabalhoso. Machuca a pele.
Depilação Íntima
A depilação íntima (depilação sempre com cera quente  das áreas íntimas femininas e masculinas: vulva, ânus  e até testículos) é campeã no gosto das brasileiras  e dos brasileiros também. Uma das principais razões de seu sucesso é a questão da higiene: Sem a depilação, por mais cuidado que a pessoa tenha, sempre pode ficar algum resíduo que facilite o acumulo de bactérias.

Sete erros comuns de quem costuma se depilar

1 Áreas sensíveis
Não depile áreas machucadas, queimadas ou irritadas. O pelo não vai sair direito e você pode deixar a pele ainda mais ferida.

2 Reaproveitar produtos
Não reaproveite produtos. Se você prefere gilete, saiba que ela dura poucas depilações, assim que perceber pelos grudados na lâmina ou que ela enferrujou é hora de comprar uma nova. Caso goste de cera quente ou fria, passou, arrancou (com ou sem papel),descarte no lixo.

3 Cera muito quente
A cera muito quente pode queimar a pele que ficará manchada.

4 Exposição ao sol no pós depilatório
Não se expor ao sol logo depois de depilar-se com cera, já que pode haver algumas áreas de inflamação na pele que podem manchar.
5 Cremes depilatórios
Cremes depilatórios não devem ser usados por quem tem pele sensível ou com tendência a manchas.
6 Alergia a metal
Quem tem alergia a níquel ou bijuterias não pode, de maneira alguma, usar lâmina para se depilar.
7 Período pré-menstrual
O período pré-menstrual é o pior para fazer depilação com cera, já que o corpo retém mais água que o normal, deixa a pele um pouco inchada e sensível e aumenta a sensação de dor

Mitos e verdades sobre depilação

Depilação engrossa ou afina os pelos?
Depilações como que arrancam os pelos pela raiz a cera quente enfraquecem os pelos, tendendo a nascer cada vez mais fracos. Porém, os fios engrossarão novamente com a retomada de depilação superficial com lâmina (gilete)
Depilar com cera quente dá varizes?
Não existem estudos clínicos que comprovem relação de depilação com formação de varizes.
Depilação mancha a pele?
A depilação mal feita pode resultar em queimaduras ou pelos encravados com as conseqüentes inflamações de pele. Posteriormente formam-se manchas que são o resultado da pele mal depilada .
fontes:
delas beleza IG; atrevidinha.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário